O Grupo de Acção Financeira (GAFI) é uma entidade intergovernamental criada no ano de 1989, na cimeira do grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo (G7).
Elaborou em 1990 as 40 recomendações respeitantes ao Branqueamento de Capitais e na sequência dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, as recomendações passaram a incluir o financiamento ao terrorismo. Estas foram revistas em 2012, após o 3.º ciclo de avaliações mútuas efectuadas aos Estados Membros.
Na Região
Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral (ESAAMLG) é o órgão regional similar ao GAFI, estabelecido no ano de 1999, do qual Moçambique é membro.
ESAAMLG em Junho de 2021, adoptou e publicou o Relatório da Avaliação Mútua a Moçambique onde, identificou deficiências em termos de conformidade com os padrões do GAFI, ou seja, fraquezas nas estruturas legais, regulatórias e institucionais do país em termos de eficácia do regime de Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo.
Lista Cinzenta
É quando um país ou jurisdição é colocada em observação moderada pelo GAFI devido as deficiências estratégicas em seus regimes de modo a combater o branqueamento de Capitais, o financiamento do terrorismo.
Quando o GAFI coloca um país ou jurisdição sob vigilância acrescida pelo Grupo de Revisão e Cooperação Internacional (ICRG), significa que o mesmo deve suprir rapidamente as deficiências estratégicas identificadas dentro dos prazos acordados.
O GAFI e o órgão regional nomeadamente o Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais da Africa Oriental e Austral (ESAAMLG) continuam a trabalhar com a jurisdiçao/Pais, à medida que relatam o progresso alcançado no tratamento de suas deficiências estratégicas.
Durante o período de observação, o GAFI exorta a jurisdição/País que conclua o seu plano de acção dentro dos prazos acordados. Nesse processo, o GAFI não exige a aplicação de medidas de due diligence aprimoradas a jurisdição/país, mas incentiva o mesmo a levar em consideração as informações apresentadas nas suas Análises de Risco.